Review: Bitly

O Bitly é uma ferramenta que permite aos utilizadores reduzir o tamanho dos URLs que partilham e monitorizar o uso que é feito desse mesmo URL. Tornou-se popular em 2009 através do Twitter, depois de se tornar no seu serviço padrão de  URL shortening. Por mês são criados cerca de 600 milhões de bitlylinks.

Porquê usar o Bitly?

  1. Métricas: Dá-nos métricas e estatísticas, pois através dos bitlylinks é possível saber quantos clicks é que têm e outras informações relevantes.
  2. Links curtos: o Twitter, por exemplo, só permite 140 caracteres por tweet. O Bitly permite encurtar URLs longos, de modo a termos um maior número de caracteres  disponíveis para escrevermos outras informações mais relevantes.

O Bitly foi o serviço de padrão de URL shortening do Twitter, tendo sido posteriormente substituído pelo próprio serviço do Twiiter: t.co. Contudo, apesar disto, o Bitly é uma das ferramentas de URL shortening mais utilizadas.

Bitly Enterprise

A empresa oferece uma  versão paga chamada Bitly Enterprise que oferece recursos avançados para as organizações, principalmente ao nível personalização dos links e da profundidade da análise e das estatísticas. As empresas podem criar os seus próprios domínios para gerar bitlylinks, por exemplo The New York Times utiliza nyti.ms e a Pepsi utiliza pep.si. As ferramentas de análise de estatísticas mais avançadas permitem às empresas obter informações mais precisas e concretas sobre a forma como os seus bitlyinks estão a ser vistos e partilhados. Para mais informações sobre esta versão ver aqui.

Como utilizar o Bitlylink

É possível utilizar sem criar uma conta. No entanto, para utilizar e tirar a maior vantagem de todas as suas funcionalidades deve criar-se uma conta em bitly.com. A partir dessa conta é possível gerir todos os nossos bitlylinks em apenas um lugar.

Criar o Bitlyink

Basta colar o link que queremos encurtar e clicar em “Create”.

1.

Personalização do link

Após ter sido criado o bitlyink é possível personalizá-lo. Em “Title” podemos dar um título ao nosso bitlyink e em “Costumize” podemos personalizar o próprio link. No exemplo abaixo, alterou-se o link: bit.ly/1WBkwVC para bit.ly/lcadescs, tornando assim o link mais pessoal e apelativo.

3.Partilhar

 Os links obtidos através do Bitly podem ser partilhados em todos os canais, desde e-mail, SMS, social media, etc. Os resultados e estatísticas podem também ser individuais para cada canal.

Monitorizar o uso do link

Cada bitlylink tem a sua própria página de estatísticas, sendo que se pode aceder das seguintes formas:

  • Adicionando um “+” no final do link. (i.e. “http://bit.ly/lcadescs+”)
  • Adicionando “/info/” no meio do link. (i.e. “http://bit.ly/info/lcadescs”)

Ao acedermos à página das estatísticas é possível saber o número de clicks nesse mesmo link, a percentagem total de clicks e o total de  clicks de todos bitlylinks relacionados com o mesmo tema.

Utilidade do Bitlink para as marcas

As marcas utilizam o Bitly para lhes ajudar a monitorizar e determinar o grau de engagement das suas audiências, bem como os canais de comunicação mais eficazes. Existem diversas funcionalidades muito úteis para as empresas, sendo que aqui apresento algumas que considerei relevantes. Para informação mais completa consultar o Ebook: 37 Ways Brands Use Bitly. As imagens que se seguem foram retiradas do respetivo ebook.

No dashboard é possível analisar a melhor altura do dia para publicar: hora do dia e dia da semana e filtrar essas estatísticas por canais, localização e tipo de dispositivo. Assim, as marcas conseguem perceber qual a melhor altura do dia/semana para publicar determinado conteúdo.

Imagem1
É possível também analisar os clicks dos vários canais em que o link foi partilhado e saber que utilizadores estão a interagir e a partilhar o link. Deste modo, as marcas conseguem perceber quais os canais em que há maior interação e partilha. Isto pode ser útil em termos estratégicos ao sabermos quais os canais de comunicação mais eficazes.

Imagem2.jpg

É, ainda, possível saber a distribuição geográfica dos clicks. Isto pode ser especialmente útil em campanhas globais, para sabermos quais são os países que mais recebem e partilham a informação através dos canais de partilha.

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Muitas marcas apostam cada vez mais no Instagram. Os bitlylinks são utilizados no Instagram para contabilizar quantas pessoas são redirecionadas para o website da marca através do Instagram, medindo assim a eficácia deste social media.

insta

Os bitlinks podem também ser incorporados nos “Share buttons” e “Buy buttons”, em social media como o Instagram e o Twitter. Deste modo, é possível saber quantas pessoas clicaram no botão e quais os social media mais eficazes.

instatweet

share

Muitas marcas realizam concursos ou passatempos nos seus social media para atrair os públicos. Os bitlinks podem ser utilizados para saber quais os social media com maior engagement e que mais redirecionam para a página principal.

pass

Marcas como a Nike e a Redbull têm branded domains: swoo.sh e win.gs, respetivamente. As grandes marcas utilizam estes domínios próprios, pois estima-se que domínios próprios têm até mais 34% clicks do que os unbranded links.

nikered

Final Review: O Bitly é, de facto, uma ferramenta muito útil, especialmente para as empresas. Isto porque permite, de um modo simples, partilhar links e analisar e monitorizar a quantidade de pessoas que os vê, de onde os vê, quando os vê e como os vê. Este tipo de informações são muito importantes para avaliar o engagement das nossas audiências nos mais variados social media e canais de comunicação e, posteriormente, tomar decisões estratégicas em relação aos mesmos.

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